-
Arquitetos: Studio [+] Valéria Gontijo
- Área: 890 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Front Filmes
-
Fabricantes: Cosentino, Casual Móveis, Chance, Deca, Dinaflex, Flexform, Gradebras, Impercia, Kabala, Ornare, Talentus Esquadrias, Vallori
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto mi casa foi um desafio entre o entusiasmo e a objetividade de projetar. Criar uma casa para um arquiteto, por arquitetos, foi e sempre será um desafio. Como em todos os projetos do Studio, a busca por uma arquitetura que traduzisse não só o gosto pessoal, mas a própria tendência de simplificação que buscamos em nossas vidas, tornou-se chave conceitual para o partido.
O uso de volumes claros e com geometria pura, permitiu ao projeto uma uniformidade e racionalidade no partido, distribuindo a casa em três blocos: serviço, social e íntimo. Além disso, o uso constante do concreto e da madeira, permitiram uma maior unidade no projeto.
O trespasse dos volumes se dá pelo encaixe dos blocos, laje a laje. Deixando apenas o bloco central, destinado aos espaços sociais, vazado e integrado com os jardins. Além disso, a escolha do concreto aparente, que dá peso e estética à casa, contrapõe-se com a leveza da laje de piso suspensa, recurso pensado desde os primeiros croquis.
Ao total, as 87 portas pivotantes externas do projeto deixam que a natureza faça parte do cotidiano da casa, permitindo que todos os cômodos sejam abertos para os jardins externos. Junto com a equipe da Cenário (de SP), todo cuidado em manter árvores do cerrado (inclusive o Pequizeiro, próximo ao deck da piscina) foi importante para que a arquitetura final contemplasse de fato a arquitetura da cidade que fora implantada, Brasília.
O interior, marcado por escolhas pessoais (antiquários, peças escolhidas em viagens, arte de família), ganhou ares refinados pelo complemento com mobiliários italianos, como os sofás Flexform, usados no living. A busca por cada peça, por cada quadro e cada adorno, confere ao projeto uma singularidade importante e única.
Uma casa aparentemente simples mas, que carrega uma história cheia de desafios e esforços, desde sua concepção. O cuidado com a iluminação, o empenho na execução de paredes, o traço do concreto e o traço de uma arquiteta cliente, até o último quadro escolhido para sala de jantar. Uma casa que permite sua constante adaptação aos gostos e preferências de seus usuários.